quarta-feira, 22 de junho de 2011

Boa carreira profissional e não status

     A escolha profissional é uma das decisões que os adolescentes têm que ter ao final do ensino médio. Muitos escolhem por afinidade as matérias que teve no colégio, outros identidade familiar e até mesmo pelo dinheiro. Essas são uma das opções para ter uma boa carreira profissional.
     Entre as opções, afinidade nas matérias escolares, como na área da saúde, as matérias que predominam são biologia e químicas, mas o que se aprende no colégio pode ser bem diferente na faculdade. Saber as ementas em determinado curso pode mostrar algumas curiosidades sobre matérias que possam ou não gostar, o que pode mudar opiniões na hora da decisão.
     Outra maneira é a identidade familiar, ter pais, tios, na área desejada é o que leva escolher determinada profissão. Cotinuando na área da saúde, muitas vezes ter um pai médico leva o filho a também fazer medicina ou qualquer outro curso nesta área, por querer manter a identidade familiar ou por pressão dos próprios pais, o que muitas vezes faz com que os filhos não façam o que realmente querem.
     Escolher uma profissão pelo dinheiro que ela trará também é uma forma de opção, está não é uma maneira adequada de escolher. Qualquer faculdade que se faz irá trazer dinheiro, desde que não seja apenas mais um naquela área e sim um destaque. Mas, para isso deve-se correr atrás do que se deseja.
     Por fim, certos modos de escolher a carreira profissional não são certos, como pelo dinheiro. Na medicina, o índice de candidato é alto, mas muitos fazem apenas pelo dinheiro, pressão familiar ou até status. Para escolher a profissão certa é preciso ter afinidade pelo curso, conhecimento sobre a carreira e ter sucesso. E para ter sucesso precisa correr atrás e ter qualidade, não apenas um diploma.



Cristiane de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário