terça-feira, 7 de junho de 2011

Crer, sonhar e perder.

      Muitos livros, independente de época em que foram escritos, têm uma afinidade entre assuntos abordados pelos autores, como por exemplo, "São Bernardo", "Inocência" e "O Pagador de Promessas". São livros recomendados à leitura, pois abrangem muitos conteúdos culturais e também sociais.
     Em ambos os livros citados, observa-se a questão migratória, onde os personagens saem de uma região para outra, por motivos econômicos, sociais ou crenças. Com estas mudanças, conquista-se novas adaptações, como em "Inocência". Já no "O Pagador de Promessas" tenta-se a engrenagem na sociedade, mas não é concedida.
     O mito da liberdade capitalista é o tema central do livro citado por último, baseado no princípio da liberdade de escolha. Em "São Bernardo", Paulo Honório junta um capital para voltar a sua terra, com o pensamento de adquirir bens materiais, o ter prevalesce sobre o dividir, caudando perdas.
     Nos livros tem-se a supervalorização a propriedade, em "São Bernardo", o sonho, em "Inocência", e a crença, "O Pagador de Promessas". Todos rodeados pelo meio rural e urbano, havendo choque de culturas. Tornando o homem prisioneiro do meio em que está, muitas vezs destruindo seu caráter afetivo, fazendo com que transforme o ganho em vida moral.

Cristiane de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário