segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Somos ou estamos corruptos?

      
      A corrupção está presente nas mais diferentes civilizações ao longo dos anos, sejam democracias, ditaduras ou qualquer outro tipo de governo. No Brasil, sabe-se que desde a descoberta pelos portugueses, convive-se com as mais diferentes práticas ilegais, ainda com toda essa tradição, impressiona a quantidades de comportamentos desonestos não só pelos presidentes, senadores, entre outros, mas também pela sociedade.
     Independente dessas formas de governar, a sociedade esta sendo abalada por diferentes exemplos de atos ilegais. Encontrando então, denúncias frequentes contra políticos, como no Oriente Médio, que desde 2010 a população comete atos, como revoltas, para tirar seus governantes do poder. Não percebe-se, no entanto, que o dia a dia está repleto de imoralidades praticadas não só pelos políticos, mas pela humanidade o tempo todo.
      Um primeiro modo de corrupção a ressaltar é a falta de cumprir com a ordem normativa, ou seja, as normas e valores para o comportamento em sociedade. De fato, orientações familiares, religiosas ou morais não são muito eficazes na função de inibir comportamentos transgressores.
      O ato de furar fila, guardar no bolso o dinheiro achado em carteira perdida e identificada, ligar do telefone da empresa para resolver assuntos de interesse particular e até mesmo colar na hora da prova, são exemplos desse comportamento cometidos pela população, e mesmo assim continuam achando que apenas os políticos são errados pelo fato de governarem uma nação. A corrupção é apenas uma questão de oportunidade, logo deve-se rever os conceitos de ética social.
      Enfim, não somente os políticos são corruptos, as pessoas em geral também são, quando corrompem e quando se calam frente à ela. Mas, há que se criar o hábito de respeitar as regras em casa e nas pequenas atitudes, é essa uma maneira de diminuir com esse comportamento transgressor.


Cristiane de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário