quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Conquistando o espaço

     
     A imagem de submissão esteve ligada a nós mulheres durante a história. Muitos foram os casos que contribuíram para aumentar nossa posição de inferioridade, como na Idade Média que fomos chamadas de bruxas, mas isso não impediu que muitas de nós vencessem esses preconceitos atribuídos durante os tempos.
   Durante a Idade Média, as mulheres foram classificadas como: prostitutas, bruxas que eram as mulheres que iam contra a Igreja pelo seus atos; e as santas, as que seguiam o molde da Virgem Maria que era o modelo que achavam que deveria ser seguido, pois buscar conhecimento custou à vida de muitas mulheres naquela época.
    Na Idade Moderna, não foi muito diferente. Pensadores, como Rousseau, que no século XVIII, disseram que a mulher é destinada ao casamento e a maternidade entre outros comentários, e temos exemplos de que a mulher é muito mais que isso.
     Tais exemplos como: Manal al-Sharif que em 2011 quebrou o silêncio das mulheres que eram proibidas de dirigir na Arábia Saudita, gravando um vídeo dirigindo e colocando-o na internet, muitas mulheres que assistiram o vídeo fizeram o "dia de dirigir"em 17 de junho daquele ano; aqui no Brasil temos a nossa presidenta Dilma Rousseff que conquistou o cargo nas eleições de 2010 e Anita Garibaldi a "heroína de dois mundos".
    Hoje nos sentimos mais aliviadas com a conquista de vários direitos como o mercado de trabalho, apesar de ainda haver preconceitos não só com as mulheres, mas com outros grupos de minoria como negros, sem terra, homossexuais, entre outros. Pensar na igualdade pode não ser uma tarefa fácil, mas acredita-se ser uma forma possível na conquista dos direitos humanos e na diminuição dos preconceitos para as próximas década


Cristiane de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário