sexta-feira, 13 de abril de 2012

O Lobo

     Querer alcançar o poder e o ter mais que os outros, é o que se vive na sociedade atual. Para o filósofo Thomas Hobbes o homem é o lobo do homem, tem os mesmos desejos e necessidades, gerando com isso o estado natural um conflito entre a própria espécie.
     Com o passar do tempo o homem teve e tem um avanço grande em várias áreas. E à medida que avançam em conhecimento e tecnologia rompem sua identidade, seu caráter humano. Pode-se observar no livro "A menina que roubava livros" ou até mesmo na história, durante o governo de Hitler, em que judeus fogem e se escondem para não sofrerem e não serem mortos pelo homem, para que este tenha poder e espaço.
     Outra forma é o dinheiro, que se torna uma ganância e junto uma desigualdade, de se impor e ser melhor. Afetando ainda mais a destruição e aumentando as diferenças com o mesmo, num lugar onde muitos têm pouco e poucos têm muito.
     Mesmo com essas formas de brigas, violência atrapalharem as relações humanas, tem-se a necessidade de uma vida em grupo, pois o homem depende do outro para construir e alcançar o que deseja, seja até mesmo o poder. Esta vida em sociedade é a qual constitui o ser de pensar, tirar conclusões e falar.
     O homem depende do outro, mas a vontade de ser melhor é o que atrapalha, através de guerras ou desigualdades, como foi citado, e é o que diz um trecho da música "O Lobo", interpretada pela cantora Pitty: "Não houve tempo em que o homem por sobre a Terra viveu em paz, desde sempre tudo é motivo pra jorrar sangue cada vez mais, o homem é o lobo do homem".


Cristiane de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário