sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Mais energia, menos preocupação.

       Uma das melhores formas de energia vem prejudicando muitas cidades e família devido ao risco que pode trazer, mas não se deve pensar apenas nos aspectos negativos, pois a Energia Nuclear tem também trazido benefícios aos países que a contêm.
       Muitos países a utilizam por ser uma energia limpa, ou seja, não emite poluentes ajudando a não piorar o efeito estufa. Também muito usada na medicina, indústria e agropecuária pelas radiações expelidas. Mas para ter este tipo de energia precisa de uma alta segurança.
      Caso isso não aconteça, podem ocorrer vazamentos e explosões, causando danos ao meio ambiente e doenças como câncer e até mesmo a morte. Outro ponto negativo é a energia em forma de calor transmitido numa caldeira, saem resíduos radioativos que emitem radiações por muitos anos, o lixo atômico.
       Tais vazamentos e explosões, já ocorreram como em Chernobyl na Ucrânia em 1986, deixando muitos mortos. Um ano depois, no Brasil o acidente radiológico de Goiânia, Césio-137 e recentemente japoneses pedem o fim desta, com líderes o vencedor do Prêmio Nobel em 1994 Kenzaburo Oe e Ryuichi Sakamoto chamando o protesto de "Adeus às Usinas Nucleares", pois o complexo de Fukushima uma das maiores usinas corre um grande risco.
       Apesar de ser uma energia limpa ela pode causar grandes problemas na sociedade. Existem tantas formas de energia, claro que mudar imediatamente não seria possível mas, reduzir para que os riscos também reduzam, porque ir dormir todo dia sem saber se amanhecerão, com a cidade inteira, é uma das preocupações que principalmente os japoneses enfrentam.


Cristiane de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário